Pix completa 5 anos e consolida liderança como principal meio de pagamento no Brasil

Pix completa 5 anos e consolida liderança como principal meio de pagamento no Brasil

Lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central (BC), o Pix completa cinco anos de operação neste domingo (16/11) e se consolida como o principal meio de pagamento utilizado pelos brasileiros. O sistema, que revolucionou a forma de transferir e receber dinheiro, impulsionou a digitalização financeira, ampliou a inclusão e elevou a eficiência dos pagamentos no país.

Segundo dados do Banco Central, o Pix movimentou R$ 15 trilhões apenas no primeiro semestre de 2025. No período, foram registradas 36,9 bilhões de operações, o que corresponde a 50,9% de todas as transações financeiras realizadas no Brasil. O volume representa um crescimento de 27,6% em relação ao mesmo intervalo de 2024.

Até maio deste ano, 167,5 milhões de pessoas e 20,1 milhões de empresas já utilizavam o sistema, conforme relatório de oportunidades divulgado pela autoridade monetária. Entre as transações processadas pelo Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), 45% ocorreram entre pessoas físicas, enquanto 42,1% envolveram consumidores e empresas. Apenas 12,5% foram operações entre empresas e 0,4% entre governo e usuários.

O uso crescente também tem reduzido a necessidade de dinheiro físico. O Pix Saque, modalidade que permite retirada de dinheiro em estabelecimentos conveniados, registrou alta de 36,2% desde sua implementação e alcançou 7,7 milhões de operações no primeiro semestre de 2025.

Os impactos econômicos do sistema são amplos. Além de facilitar o acesso a meios digitais de pagamento, o Pix tem permitido que instituições financeiras ampliem sua base de clientes e ofereçam novos produtos, como crédito e seguros, a partir do conhecimento do comportamento financeiro dos usuários.
“Isso permitiu às instituições, para começar, obterem novos clientes. […] Como permitiu também que, em conhecendo a vida financeira das pessoas, a instituição pudesse oferecer um produto de investimento, um produto de seguro, de crédito”, afirmou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do Banco Central, Renato Dias De Brito Gomes.

A eficiência do sistema também contribuiu para a redução de custos operacionais de bancos e demais instituições, além de acelerar a circulação de recursos na economia brasileira.

No entanto, o avanço acelerado traz desafios. A segurança permanece no centro das preocupações do Banco Central, especialmente diante do aumento de fraudes e golpes envolvendo o Pix. A instituição tem reforçado mecanismos de proteção, com foco em transações realizadas a partir de aparelhos não cadastrados previamente.

Com cinco anos de operação, o Pix não apenas transformou a rotina financeira dos brasileiros, como se tornou peça-chave na modernização econômica do país.

Por Gessica Vieira
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Gessica Vieira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.