5 séries para apaixonados por gastronomia

5 séries para apaixonados por gastronomia

1 semana atrás 0 Por Redação Portal PaNoRaMa

Mais do que sabores variados e, por vezes, inesquecíveis, a culinária revela saberes de um povo, enaltece tradições, desbrava culturas. E conta histórias também. Os 5 seriados abaixo trazem à tona, ou melhor, à mesa, receitas, preparos, joga luz no cultivo, na colheita, dá dicas, inspira. Aperte o play e prepare-se para ouvir o estômago roncando quando os créditos subiram na tela.

História da Alimentação no Brasil

Para além de uma série documental, o que se vê nos 13 episódios desta primeira temporada é uma aula de história, de cultura, tradição e culinária brasileira. Tudo isso com viés afetivo e informativo sobre a miscigenação entre indígenas, africanos e portugueses. Baseado no livro (de 900 páginas!) de Luís da Câmara Cascudo, historiador, antropólogo e jornalista brasileiro, lançado em 1967, cada capítulo tem como fio condutor um alimento imprescindível a nossas panelas, a nossas receitas e até a nossa saúde, como a mandioca, o milho, a banana, nossos temperos. Essas histórias com sabores tão brasileiros são contadas através dos saberes de chefs, como Mara Salles e Thiago Castanho, experts e estudiosos na cozinha, como Neide Rigo. Aperte o play para conhecer um Brasil gastronômico muito bem explorado e se prepare para desejar atualizar suas refeições com receitas repletas de ingredientes típicos.
Assista na Amazon.

A Origem do Sabor

Afivele os cintos e embarque em uma saborosa viagem pelas tradições culinárias da China, mais precisamente nas províncias de Gansu, Yunnan e Chaosshan, e conheça as histórias das pessoas que criam e apreciam pratos cheios de sabores e memórias. Assista as três temporadas, cada uma dedicada a uma região, com olhos atentos aos ingredientes mostrados em cada um dos episódios, mas também ao discurso e imagens poéticas. Fala-se também sobre a arte do plantio, o cuidado da colheita, da conservação dos alimentos. No episódio dedicado à Linhaça aprende-se que os rolinhos feitos com ela partem da alimentação básica dos agricultores. Já o óleo da semente tem o aroma doce como os bolinhos. Já o rabanete branco em conserva, uma tradição milenar de Chaoshan, dá um toque inovador em vários pratos, das costelas de porco à lula salteada.
Assista no Netflix.

Cooked

“Todos temos a lembrança de alguém cozinhando para nós. Acho esse um ato de generosidade e amor.” a frase é de Michael Pollan, escritor e ativista da alimentação, retirada de Cooked, série apresentada por ele que revela, através de saberes, fazeres e sabores, como o ato de cozinhar transforma o mundo em que vivemos. Pollan coloca a mão da massa, na carne e na fermentação, e traz um rico conteúdo culinário dividido em 4 episódios: “Fogo” e como o calor moldou a gastronomia; “Água” que fala sobre o consumo de alimentos industrializados; “Ar”, onde Pollan visita laboratórios de análise de alimentos e campos marroquinos para descobrir a ciência por trás do pão e do glúten; e “Terra” que aborda os mistérios do processo de fermentação.
Assista no Netflix.

Chef´s Table

Aqui, você tem passe livre para entrar na cozinha de alguns dos mais renomados chefs do mundo e conhecer suas rotinas, dicas e filosofias. Cada episódio joga luz a um nome notável da cena culinária, que abre as portas de seu restaurante e compartilha sua sabedoria e paixão pelos alimentos, dos mais comuns aos mais irreverentes. Nessa dança que acontece entre panelas e fogão, acabamos por conhecer também costumes, tradições, cultura. O brasileiro Alex Atala, por exemplo, está na segunda temporada e compartilha seu amor pela Amazônia através do preparo de iguarias deliciosas. Há também a chef eslovena Ana Ros que usa ingredientes de sua terra para criar pratos surpreendentes, além de experts de Istambul, Bangkok, Barcelona…
Assista no Netflix.

Sal, Gordura, Acidez e Calor

Domine esses quatro elementos, domine a cozinha. É o que acredita a chef e escritora Samim Nosrat, que roda cozinhas do mundo todo explorando esses quatro elementos essenciais à boa comida. Pelo caminho, refeições incríveis, dicas valiosas, curiosidade e aprendizado. No episódio dedicado ao Sal, por exemplo, Nosrat viaja ao Japão “onde o sal tem papel especialmente importante em todas as facetas da culinária”, segundo ela, para entender melhor esse elemento que une todas as gastronomias e descobre, logo no início, que o país tem cerca de 4 mil tipos de sal. Entre caras e bocas, a expert nos convida a seguir viagem por essas descobertas junto com ela. Vamos?
Assista no Netflix.

Por Mariana Belley, da CNN
Foto Capa: Divulgação
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br