Pela promessa de estabilidade e segurança financeira, passar em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros. Porém, apesar dos inúmeros certames abertos todos os anos, encarar a maratona de estudos e provas exige muita dedicação e esforço.
A estratégia de estudos e organização deve ser criada antes mesmo do edital pretendido ser lançado, com possíveis adaptações necessárias ao longo da jornada. Mas faltando uma semana para a prova, o que o candidato deve fazer? Quais as principais recomendações em um momento tão próximo do concurso?
Para responder isso e pontuar cinco dicas simples e rápidas, que podem fazer toda diferença para a aprovação, ouvimos um profissional que entende do assunto: Arthur Lima, sócio-fundador do Direção Concursos e professor de raciocínio lógico e matemática.
Documentação
Ninguém quer perder a prova por falta da documentação errada, concorda? Por isso, o professor Arthur Lima ressalta a necessidade de reler o edital. “Muitos candidatos perdem a prova por conta dessa desatenção. Por isso, na semana da prova, tire um minutinho para abrir de novo o edital do concurso e o de convocação para a prova. Olhe com clareza os documentos que precisam ser levados e atente-se ao fato da necessidade do documento original, cópia ou apenas imagem no celular”, alerta.
Local e horário da prova
O professor também recomenda confirmar o local de prova alguns dias antes do concurso. “Já houve situações em que a banca necessitou mudar os locais e horários de prova, na mesma semana do certame. Então, é importante checar para não ser surpreendido com alguma mudança”.
Alimentação
Já ouviu aquele ditado “não se mexe em time que está ganhando”? Então, na questão alimentar também tem o mesmo raciocínio. “Nos dias que antecedem e, em particular, na véspera e no dia da prova, não invente em experimentar comidas novas. Não arrisque. Isso pode influenciar na preparação e também no momento do concurso. Ninguém deseja passar por alguma situação atípica justamente nessa hora”, conclui Lima.
Revisão
Para o professor, a semana da prova não deve ser mais um momento para se aprender conteúdos novos. “Não acredito que valha a pena estudar temas que nunca foram vistos ao longo da preparação. Sou a favor de aproveitar essa semana, que antecede ao concurso, para rever e relembrar conteúdos já estudados. Priorizar revisão”, explica o docente.
Descanso
Por fim, na véspera, o descanso integral é mesmo necessário? Para Arthur Lima, em partes. “Não sou favorável ao descanso total no sábado (geralmente a véspera da prova). Acredito que o candidato deva fazer revisões sim. São revisões que podem garantir mais um ou dois pontos, que sabemos que faz toda a diferença para a aprovação. Mas é claro, um estudo terminando mais cedo do que de costume, para relaxar um pouco, se preparar e dormir bem”, completa.
Por Alex Akira
Foto: JAG IMAGES/Getty Images
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br