De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, estima-se que o Brasil tenha perdido 1,3 bilhão de toneladas de comida em 2017, entre alimentos desperdiçados ou que se perderam ao longo das cadeias produtivas de alimentos. O dado revela a necessidade de reaproveitar e utilizar ao máximo os alimentos que consumimos.

Com criatividade e seguindo algumas dicas simples, é possível reduzir o desperdício de alimentos em nossas vidas. Confira esta lista com 5 dicas para reaproveitar ao máximo o que consumimos.

  1. Faça novas receitas a partir de alimentos preparados anteriormente
    Sobrou arroz? Dá para preparar um bolinho, um risoto ou um baião de dois. O feijão segue a mesma lógica. Dá para fazer no jantar um tutu de feijão com as sobras do almoço.
  2. Use todas as partes dos alimentos
    Cascas de banana, abóbora ou de laranja podem ser reaproveitadas em outras receitas, como bolo, doces e entradas. Talos de vegetais também são reaproveitáveis e servem de base para tortas.
  3. Comece a compostar
    Quer dar um reforço para suas plantas? Você pode utilizar uma técnica de fabricação de adubo orgânico chamada compostagem. É possível reaproveitar cascas de ovos, borra de café, sementes e partes que seriam descartadas. Utilize um recipiente (preferencialmente uma caixa plástica) para o processo. Faça uma primeira camada de folhas secas e galhos, coloque o lixo orgânico e cubra o material com uma camada idêntica à primeira. É recomendável mexer a mistura todos os dias na primeira semana e depois uma vez por mês. Em dois a três meses o adubo estará pronto para uso
  4. Faça sucos e sopas
    Além de nutritivos e saborosos, os sucos e as sopas podem ajudar no combate ao desperdício, utilizando integralmente os alimentos.
  5. Limpeza com ingredientes da geladeira
    Alguns itens como o limão e o vinagre podem ser usados não apenas na cozinha, mas na limpeza da casa de modo geral. Áreas engorduradas, por exemplo, podem ser higienizadas com limão, sal e bicarbonato de sódio.

PDA 2018
A Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos tem o objetivo de mobilizar a população contra o desperdício de alimentos, além de estimular comerciantes a adotarem práticas que evitem perdas de produtos que podem ser consumidos. Neste ano, ela ocorre entre os dias 5 e 11 de novembro de 2018.

Foto: Divulgação/Internet

Fonte: Governo do Brasil
Jornalismo Portal Panorama

41Shares

Deixe uma resposta

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui