Agrodefesa orienta suspensão imediata de dois lotes da vacina Excell 10 após relatos de mortes em animais

Agrodefesa orienta suspensão imediata de dois lotes da vacina Excell 10 após relatos de mortes em animais

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) emitiu nesta semana uma orientação aos produtores rurais, médicos veterinários e revendedores de produtos veterinários para suspender imediatamente o uso das partidas 016/2024 e 018/2024 da vacina Excell 10, indicada para prevenção de clostridioses em bovinos, ovinos e caprinos.

A recomendação atende à Nota de Alerta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que recebeu relatos de eventos adversos graves, com evolução para óbito, possivelmente associados à aplicação desses lotes do produto, fabricado pela Dechra Brasil Produtos Veterinários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serviço Veterinário Oficial já iniciou investigação para identificar as causas das mortes e apurar a eventual relação com o uso da vacina. Como medida preventiva, o Mapa determinou a apreensão cautelar dos lotes em locais de distribuição e comercialização. A empresa responsável informou ter adotado ações de comunicação e bloqueio da venda. Até o momento, não há registros de problemas relacionados a outros lotes da vacina.

A Agrodefesa reforça a importância de que novos casos suspeitos sejam comunicados imediatamente pelo canal oficial Fala.BR (https://falabr.cgu.gov.br). Em Goiás, eventuais ocorrências também devem ser notificadas ao Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal da Superintendência Federal de Agricultura.

Com isso, autoridades reforçam a necessidade de atenção redobrada por parte dos produtores e profissionais da área para evitar riscos à saúde animal e garantir a segurança da pecuária no estado e no país.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.