Créditos: Canva

Sempre quis aprender uma nova língua, mas não sabe como e nem por onde começar? Veja neste post, algumas dicas valiosas de como você pode iniciar seus estudos de um novo idioma sem sair de casa...

É mais fácil do que você imagina.

Quem não fez alguma promessa nessa pandemia ou em algum momento na vida de que iria aprender uma nova língua, mas no final das contas não correu atrás de fato?

Quem nunca né gente, só que às vezes tudo o que nos falta é um empurrãozinho e algumas dicas de como podemos aprender um novo idioma sem tantas dificuldades e até mesmo por conta própria se quisermos!

E para isso, fizemos uma lista com algumas dicas valiosas que podem te ajudar muito na hora de aprender uma nova língua (sem sair de casa).

#1. ASSISTA VÍDEOS DE CANAIS QUE ENSINEM O IDIOMA DESEJADO

Ainda bem que existe o YouTube para nos salvar, viu. Dentre tantas coisas que podemos descobrir e aprender por lá, o YouTube é um ótimo lugar para se encontrar os mais variados professores de línguas.

Então se você gostaria de aprender italiano, por exemplo, você só precisa digitar “italiano para iniciantes” e assim vai para qualquer língua que seja, e então, você encontrará uma gama de canais cheios de vídeo-aulas repletos de conteúdos para você aprender.

#2. ACOMPANHE CANAIS DE CRIADORES DE CONTEÚDO

Esse talvez seja mais interessante quando você já estiver entendendo o básico da língua para não ficar tão perdido, mas é bom se manter em contato constante com a língua desde o começo se quiser.

Após encontrar professores que ensinem a língua desejada, procure também por nativos da língua ou até mesmo não nativos, mas fluentes no idioma, que criem conteúdos variados para você expandir seu vocabulário.

Nem sempre os canais que ensinam a língua são também canais pessoais do professor que ele apresente vídeos que não sejam apenas conteudistas, por exemplo.

Portanto, é importante dar uma garimpada pelo YouTube e pelo Google procurando por canais de diferentes estilos naquele idioma para que você aprimore mais ainda seu vocabulário e compreensão auditiva.

#3. MATERIAIS ONLINE GRATUITOS DISPONÍVEIS SOBRE O IDIOMA INTERESSADO

Atualmente, encontrar PDFs de livros é uma atividade bem tranquila, e uma proposta muito interessante a se fazer é pesquisar por apostilas e materiais virtuais da língua para que você possa treinar mais sua escrita, leitura e vocabulário.

Além de trazerem os conteúdos, eles trazem também exercícios e textos que irão auxiliar no seu desenvolvimento com o aprendizado da língua e de sua cultura.

#4. SITES QUE CONTEMPLEM O ENSINO DA LÍNGUA E SITES DE ENTRETENIMENTO

Existem diversos sites que contribuem com conteúdos da língua para que os interessados em aprendê-la tenham um acesso gratuito, fácil e simples.

Procurar por sites que forneçam listas de exercícios para mantermos em prática o que estamos aprendendo, textos, contos e livros são interessantíssimos para continuarmos aperfeiçoando nossas habilidades da língua.

Não somente sites de exercícios como também ler revistas, blogs e jornais originais do país auxiliam muito para a melhoria de nossos aprendizados.

#5. SIGA PERFIS DE DICAS DA LÍNGUA

Esse é batata, basta você pesquisar uma vez no seu Instagram que, de repente, todo dia, vai aparecer alguma propaganda para você relacionada a isso.

Procurar pelas hashtags (#) no Instagram pode ser muito útil e você acabará encontrando diversos perfis que dão dicas e que ensinam coisas quase que diariamente sobre tal língua, e sério, eles ajudam de mais.

Você pode escrever como #aprendeingles, #auladealemao, #aprendendofrances, entre outras variantes no seu idioma desejado. Escreva do jeito que você achar melhor, e não se preocupe, pois sempre terá uma hashtag com um perfil repleto de conteúdos para você.

#6. SIGA PERFIS DE NATIVOS/FALANTES DA LÍNGUA

Assim como os perfis de dicas são incríveis, seguir perfis de nativos/falantes da língua também é uma boa escolha.

Às vezes não temos tempo para assistir vídeos mais longos, então assistir um vídeo do reels, um IGTV ou um story já nos apresentará algo novo e diferente, que mesmo sendo curtos, auxiliam a não perdermos o costume com escutar e ler na língua de estudo desejada, além de conhecermos aleatoriedades do dia-a-dia deles.

Pode ser até mesmo perfis dos criadores de conteúdo do YouTube ou perfis que você encontrou pesquisando no Google, que é uma boa alternativa para como encontrar estas contas.

#7. OUÇA MÚSICAS DO IDIOMA

Ouvir música já é um hábito comum nosso, escutar música em outro idioma então será bem tranquilo.

Se você é mais eclético, pode procurar por mais estilos diferentes de música para ouvir e conhecer, agora, se você gosta de alguns tipos mais específicos, basta focar somente neles então.

Só jogar no Google “bandas de rock francesas”, “bandas de pop alemão”, “cantoras italianas de rap”, e assim vai, por exemplo, que você achará posts e recomendações do gênero desejado.

Procure sempre olhar as letras depois (ou durante se quiser) de escutar a música e veja também sua tradução, você aprenderá mais palavras e também a cantar tal música sem cometer muitos erros.

Basicamente tudo que puder lhe garantir uma expansão do seu vocabulário aqui, tá valendo.

#8. ASSISTA À VERSÃO KARAOKÊ DAS MÚSICAS NO YOUTUBE

Similar ao tópico anterior, assistir a versão karaokê das músicas pode ser bem prático, pois você já pratica escutar e ler ao mesmo tempo, garantindo uma escuta mais limpa e clara das palavras.

Assim como já mencionado, sempre procure ler a tradução depois para entender sobre o que a letra se trata e adquirir mais vocabulário.

#8. BAIXE APLICATIVOS

Talvez essa seja a coisa número um que fazemos quando dizemos que queremos aprender um novo idioma: baixar um aplicativo de aprender línguas.

Apesar de que podemos ficar aprendendo a comer maçã por um bom tempo (referenciando aqui ao app Duolingo e seu vício em maçãs), os aplicativos nos ajudam a manter um contato mais constante e frequente com a língua de maneira mais fácil e acessível, pois você consegue e pode estudar de onde você estiver.

Basta procurar por “aprender francês”, por exemplo, escreva “aprender” e na frente o idioma de sua escolha, que você certamente encontrará diversos aplicativos diferentes que te auxiliarão com seu aprendizado.

#9. ASSISTA A FILMES E SÉRIES LEGENDADOS

Ok, ok, há quem diga que não gosta de ver séries, mas assistir um filminho de vez em quando não faz mal a ninguém, certo?

Assistir conteúdos dublados é ótimo, mas se você está querendo aprender um novo idioma, assistir coisas na língua original é um passo muito importante.

Além de garantir mais vocabulário, você mantém sua habilidade em ouvir e entender a língua de modo constante.

Uma boa dica a se fazer é: primeiro, assistir ao filme ou a série com o áudio original e legendas em Português (Brasil), e depois, rever a obra novamente, mas desta vez com áudio e legendas no idioma original.

A plataforma Netflix ainda disponibiliza uma função muito interessante que permite aparecer duas legendas simultâneas. Você pode selecionar uma legenda em Português (Brasil), por exemplo, e outra no idioma original. Assim, você já assimila escrita e fala da língua original de uma vez enquanto entende sua tradução para o Português (Brasil) ao mesmo tempo.

#10. TRANSCRIÇÃO FONÉTICA DAS FRASES E PALAVRAS / DICIONÁRIOS ONLINE

Importantíssimo dentre o aprender a ler, escutar e escrever, precisamos também desenvolver nossa habilidade de falar na tal língua.

Sempre que você estiver assistindo a vídeo-aulas no YouTube, realizando exercícios seja de uma apostila ou de um aplicativo, sempre pratique as pronúncias das palavras e frases que estiver aprendendo.

Faça anotações dos termos que não compreender e procure pela forma como se lê (transcrição fonética) no Google. Apenas digitar “transcrição fonética” seguido da palavra que você deseja entender, por exemplo: “transcrição fonética tutto”, e então, você encontrará diversos sites que lhe apresentarão o significado do termo, as transcrições fonéticas e áudios pronunciando também a palavra ou frase desejada.

Além disso, outra forma também é procurar por dicionários online no senhor Google que você achará diversos dicionários que irão lhe auxiliar nesse processo.

Lembre-se: sempre pratique falar a língua, mesmo que sozinho. Finja que está sendo entrevistado por alguém e exercite sua fala. Somente treinando é que você aprenderá a falar mais confiante, ganhar firmeza e absorver melhor o que está aprendendo.

#DicaExtra: Uma última dica bem rápido para vocês é: você pode também configurar o idioma do seu celular para a língua que você deseja estudar, assim, você aprende diversos termos novos baseado no que você já conhece, afinal, você viu e sabe a tradução antes.

E aí, gostaram? Nunca se esqueçam de sempre reservar nem que sejam alguns minutinhos do seu dia para se dedicar aos estudos e não perder o contato e o costume com a língua.

Por Thatiane Bonini
Foto capa / Fotos: Canva Imagens; Netflix
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE