Rico em nutrientes, o kiwi é um ótimo aliado contra a gripe e até no controle da pressão...

O kiwi é cada vez mais citado como um grande aliado para a nossa saúde. Além de saborosa, a fruta é nutritiva, rica em vitaminas e minerais e ajuda a combater a obesidade.

Veja abaixo os benefícios do kiwi, de acordo com a ciência:

1. Ele ajuda a diminuir a pressão alta
A ingestão diária da fruta pode ajudar a combater os níveis de pressão arterial. Um estudo de 2011 acompanhou um grupo de pessoas com pressão alta. Elas foram instruídas a incluir em sua alimentação três kiwis e uma maçã por dia e, no final do estudo, os pesquisadores verificaram uma significativa diminuição na pressão arterial, provavelmente devido às propriedades antioxidantes da fruta.

Isso não quer dizer, contudo, que o kiwi pode substituir remédios para controlar a pressão. Seu consumo, em uma alimentação equilibrada, pode apenas ajudar a controlar a pressão alta.

2. Ele pode ajudar a manter o peso
Além de pouco calórico, o kiwi é nutritivo e contém boa quantidade de fibras, que ajuda a aumentar a saciedade da refeição, melhora a função intestinal e controla os níveis de açúcar.

Os nutricionistas recomendam, inclusive, comer a casca do kiwi, já que ela contém 50% das fibras da fruta e três vezes mais antioxidante do que a polpa (sim, parece improvável comer a casca “peluda”, mas você pode optar pelo kiwi “gold” que tem menos “cabelos” ou bater a casca ao fazer um suco de kiwi no liquidificador, por exemplo).

3. Ele ‘turbina’ seu sistema imunológico
O kiwi é rico em diversos nutrientes, especialmente a vitamina C, conhecida por reduzir a ação dos radicais livres e fortalecer o sistema imunológico, prevenindo assim gripes, resfriados, infecções, etc. Um copo de suco de kiwi tem o equivalente a 273% de vitamina C recomendada por dia.

Kiwis podem dar apoio à função imunológica e reduzir a incidência e a gravidade de doenças como gripes ou resfriados em grupos de risco, como idosos e crianças.

4. Ajuda a promover a saúde dos nossos olhos
Kiwi contém altos níveis de luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a proteger contra os danos oculares causados pela radiação ultravioleta, fumaça e poluição do ar. Os antioxidantes chegam à retina do olho e acredita-se que absorvem luz visível prejudicial.

Como e quanto comer?
Para garantir todas as propriedades da fruta, recomenda consumir duas unidades por dia. A melhor forma de consumir a fruta é in natura e logo depois de ser descascada, para melhor aproveitamento da vitamina C.

No entanto, se você gosta de inovar, aqui está algumas receitas práticas e saudáveis com a fruta:

Picolé com kiwi

Ingredientes:

  • 2 kiwis cortados em rodelas;
  • 200 ml de água de coco;
  • Forminhas de picolé.

Modo de preparo: coloque as rodelas de kiwi nas forminhas de picolé. Preencha o conteúdo com a água de coco. Leve ao freezer por 3 horas.

Creme de kiwi com iogurte

Ingredientes:

  • 4 kiwis médios;
  • 1 copo de iogurte natural;
  • 1 envelope de gelatina sem sabor;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Modo de preparo: dissolva a gelatina sem sabor conforme instruções da embalagem. Bata todos os ingredientes no liquidificador, incluindo a gelatina dissolvida. Coloque em taças e leve para gelar. Se desejar, decore com rodelas de kiwi. Rende 2 porções.

Suco de kiwi com laranja e gengibre

Ingredientes:

  • 1 kiwi médio;
  • Suco de 1 laranja lima;
  • Lascas de gengibre a gosto;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Fonte: Huffpostbrasil.com
Jornalismo Portal Panorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE