Caiado celebra recordes e impacto cultural do 24º Canto da Primavera em Pirenópolis
O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (14/09), do encerramento da 24ª edição do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis. O evento, que durou seis dias, bateu recordes de participação e movimentou a cidade histórica, consolidando-se como um dos maiores festivais culturais do país.
Com investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Goiás, a programação teve início no dia 9 de setembro e reuniu 70 shows musicais, sendo 67 de artistas goianos. A iniciativa reforçou o incentivo à produção local e ao turismo. “É a cultura, e ao mesmo tempo o turismo, mostrando que Goiás consegue realizar eventos de grande porte. Nunca se viu tamanha organização antes”, destacou Caiado.
O governador ressaltou ainda as medidas de segurança implantadas. Um sistema de monitoramento com câmeras foi utilizado pela Polícia Militar para garantir tranquilidade ao público durante o festival. “Tudo isso está sendo feito para movimentar a economia da cidade e garantir a segurança do público”, acrescentou.
Nesta edição, a estrutura do Canto da Primavera foi ampliada. Seis palcos oficiais foram distribuídos pelo centro histórico, formando um circuito cultural acessível a pé. Caiado visitou os espaços do Cavalhódromo, que recebeu melhorias como piso, banheiros, camarins e stands, e do Largo da Igreja Matriz, onde assistiu à projeção mapeada criada pelo artista multimídia goiano VJ Paulinho Pessoa. A apresentação transformou a fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário em um telão que retratava elementos da identidade cultural de Pirenópolis, como as Cavalhadas e a Serra dos Pirineus.
A participação nesta edição também foi histórica: 452 propostas foram inscritas, número 26% maior em relação a 2024, com artistas de 39 municípios goianos. Além dos shows, o evento contou com o Canto Gastronômico, que reuniu 24 estandes com pratos sociais a preços populares, e a 10ª edição da Feira Goiás Feito à Mão, com cerca de 50 expositores de artesanato e economia criativa.
Para ampliar a acessibilidade, todos os shows tiveram intérpretes de Libras. A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destacou o fortalecimento do festival: “Ocupamos toda a cidade, os artistas receberam cachês dignos e o público teve uma estrutura de grandes festivais, disponível gratuitamente.”
O secretário de Estado da Retomada, César Moura, também reforçou a relevância da iniciativa: “Um festival que estava desacreditado e é hoje um dos maiores do Brasil.”
O Canto da Primavera é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, com apoio de secretarias estaduais, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago e Sesc Goiás.
Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7
Share this content:

