O que são as impressões no Instagram

Foto: Freepik

Hoje vamos explicar do que elas se tratam e como elas podem ser relevantes. Veja abaixo!

As impressões no Instagram são importantes de serem analisadas, em especial se você tem como objetivo melhorar seu engajamento, seja em curtidas ou em mais visualizações nos reels.

Apesar de alguns empreendedores acreditarem que essa métrica é apenas uma “vaidade”, a realidade é que ela traz informações aplicáveis e que vão gerar melhores resultados para as suas estratégias.

Então, se você faz parte dos usuários que não sabe o que são impressões ou acredita que elas não são úteis, é o momento de mudar essa visão distorcida.

Isso porque, hoje vamos explicar do que elas se tratam e como elas podem ser relevantes. Veja abaixo!

O que são as impressões no Instagram?

As impressões dentro do Instagram se trata de uma métrica essencial que mostra quantas vezes o seu perfil ou conteúdo foi visto, não importa se ele é:

  • Publicação no feed;
  • Stories;
  • Reels;
  • Stories, dentre outros.

No entanto, é muito comum que os criadores de conteúdos confundam alcance com impressões, apesar de elas não se tratarem da mesma coisa, é óbvio!

Enquanto o alcance mostra quantos usuários viram o post e o seu perfil, a impressão é uma métrica que não considera o número de perfis que conferiram aquele conteúdo.

Ficou difícil de entender? Por exemplo, se 15 usuários passarem pelo seu post 3 vezes, o número de impressão será de 45, enquanto o alcance será de 15 ainda. Ficou fácil agora, não é mesmo?

Além disso, vale citar ainda que as impressões no Instagram são contabilizadas sem a necessidade de que o usuário interaja com seu conteúdo ou faça alguma ação, como curtir ou comentar.

Sendo assim, para ela começar a ser contabilizada é necessário somente que o usuário veja aquele perfil ou conteúdo e permaneça por um tempo mínimo para que o Instagram identifique.

Por que analisar as impressões?

Antes de mostrar a importância de porque analisar as impressões, é interessante mencionar que ela é uma métrica considerada “enganosa”.

Afinal de contas, aquele número não obrigatoriamente representa o número de pessoas que parou para conferir o seu conteúdo.

Em algumas situações, por exemplo, o usuário pode ter apenas demorado um pouco para descer pela tela e mesmo assim o Instagram acabou contabilizando como uma impressão.

Porém, isso não significa que as impressões no Instagram não são importantes, elas são sim, principalmente porque pode revelar o nível de interesse das pessoas naquilo que você publicou.

Então, vamos imaginar que você criou um reels com o objetivo de viralizar, por exemplo. Logo, quanto mais altas forem as suas impressões, esse é um sinal excelente de que os usuários aceitaram bem aquele conteúdo.

Contudo, o segredo das impressões é que elas sejam analisadas junto às outras métricas, como o alcance, por exemplo.

Isso porque, de nada adianta ter um bom número nela se outros fatores estão baixos, como o número de compartilhamentos, engajamento baixo e outros índices.

Portanto, usando o exemplo anterior, se o reels tem impressões altíssimas, mas o alcance foi baixo, isso pode significar que o seu conteúdo não está sendo entregue da maneira que você desejou.

Sendo assim, as impressões mostram e apontam para o que funciona e o que não funciona, além de serem úteis quando analisada junto às outras métricas.

Atenção as impressões dos anúncios pagos

Pensando em anúncios pagos, que são aqueles patrocinados em plataformas como Facebook Ads, é fundamental ainda ter um olhar mais aguçado ainda.

Isso porque, aqui a interpretação é um pouco diferente e depende muito do seu objetivo com o anúncio.

Dessa maneira, se o seu post patrocinado tem o intuito de gerar leads, por exemplo, não é interessante que as impressões estejam altas, elas precisam ser baixas.

Afinal de contas, o ideal, neste caso, é que você seja capaz de conseguir uma boa quantidade de cliques com impressões baixas.

Então, quando você consegue isso, significa que o seu anúncio atingiu o objetivo e está funcionando para aquele público selecionado.

Dito isso, as impressões no Instagram são importantes, mas elas devem ser consideradas e vistas de forma diferente entre posts patrocinados e orgânicos.

Como visualizar as impressões no Instagram?

Para conseguir visualizar as impressões, é fundamental que o seu Instagram seja comercial, ou seja, ele precisa ser uma conta profissional e não pessoal.

No Instagram insights

Se você quer fazer uma análise das impressões do seu perfil, siga as etapas abaixo:

  • Abra a sua conta;
  • Vá em “insights”;
  • Depois em “contas alcançadas”;
  • Por fim em “impressões”

Se você quer conferir as impressões de posts ou stories pelo Instagram insight basta:

  • Continuar no perfil, na aba “contas alcançadas”
  • Depois vá para “alcance” e depois “impressões”;
  • Então, escolha o período que deseja analisar e confirme.

Diretamente no post ou story

Se preferir, você não precisa acessar o Instagram insight para conferir as impressões. É possível ter esse acesso diretamente no post ou story, basta que você:

  • Clique no post ou no story publicado;
  • Selecione “ver insights”;
  • Depois você vai conferir diversas informações, como visão geral, atividades e, é claro, as impressões no Instagram.

Como melhorar as impressões no Instagram?

Agora que você sabe o que são e a importância, é chegado o momento então de entender como melhorar as suas impressões. Para isso, separamos algumas dicas!

Use hashtags

As hashtags ajudam bastante quando se fala em impressões no Instagram, contribuindo até mesmo para o aumento do seu alcance. Afinal, o seu post passa a aparecer mais em destaque dentro de uma tag e com isso as impressões são potencializadas.

Contudo, não se esqueça: as hashtags para funcionarem precisam fazer sentido. Logo, nada de pensar em tags populares apenas por isso, seja estratégico.

As hashtags que tenham relação com seu negócio e perfil são as mais úteis e que trazem resultados verdadeiros e mensuráveis.

Crie conteúdos úteis

Outra maneira de conseguir expandir ainda mais as impressões no Instagram é desenvolvendo conteúdos úteis que as pessoas possam salvar e até mesmo compartilhar.

Dessa maneira, elas vão retornar ao seu conteúdo sempre que necessário, gerando mais impressões ainda.

Porém, como criar conteúdos úteis? O segredo é pensar no seu público alvo, desenvolvendo publicações que possam ser do interesse dele.

Além disso, pense em informações que gerem o interesse de retornar para conferir, isso fará com que as pessoas guardem e salve aquele conteúdo.

Obviamente que para facilitar você deve convidar as pessoas a salvarem. É algo simples, mas que funciona muito bem.

Construa bons relacionamentos

Por fim, não se esqueça de construir um relacionamento com seus clientes, isso faz muita diferença, em especial como uma estratégia de driblar os algoritmos.

Ora, o Instagram tem as suas diretrizes e vez ou outra muda os algoritmos, o que acaba interrompendo e dificultando algumas estratégias.

Então, a maneira de resolver essa situação é simples: desenvolva um relacionamento com os seus clientes e faça com que eles se sintam ansiosos para receber seus conteúdos.

Logo, sempre estimule a interação, responda os comentários, esteja disponível no direct e se envolve mesmo com seus usuários, isso faz diferença demais nas impressões.

Conclusão

Agora você já sabe o que são as impressões no Instagram e entende a importância delas dentro de uma estratégia voltada para melhorar seus resultados.

Então, aplique cada uma das dicas e com certeza você vai conseguir crescer seu perfil e aumentar de modo exponencial seu engajamento.

Foto: Freepik
Jornalismo Portal Panorama
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