IFG Câmpus Jataí fortalece a cultura local ao apoiar ciclo formativo que une arte, memória e identidade

IFG Câmpus Jataí fortalece a cultura local ao apoiar ciclo formativo que une arte, memória e identidade

O Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Biblioteca Veredas da Leitura, é parceiro do Ciclo Formativo “Corpo-matéria-memória”, iniciativa voltada ao fortalecimento da cena cultural local e à ampliação do acesso à formação artística e cultural no município de Jataí. O projeto será desenvolvido entre os meses de janeiro e março de 2026 e terá como culminância uma exposição coletiva aberta ao público na Biblioteca Veredas da Leitura, localizada na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí.

O ciclo formativo é composto por cinco encontros presenciais, com foco na experimentação artística e na formação crítica de agentes culturais, especialmente de pessoas que ainda não tiveram acesso a espaços tradicionais de formação. As atividades ocorrerão no Água Forte Ateliê, espaço autônomo de arte e cultura da cidade, gerido por mulheres artistas e educadoras, fortalecendo o diálogo entre o IFG e iniciativas culturais do território.

Durante os encontros, as e os participantes vivenciarão práticas artísticas nas linguagens da argila, arte têxtil com reaproveitamento de materiais, desenho e audiovisual. As atividades serão conduzidas por artistas de Jataí, valorizando os saberes locais, promovendo o fomento direto a profissionais da cultura e incentivando processos criativos coletivos, sensíveis e socialmente comprometidos.

A metodologia do ciclo é fundamentada na Educação Popular freiriana, priorizando o diálogo, a escuta e a construção coletiva do conhecimento. O tema “Corpo-matéria-memória” orienta todo o percurso formativo, propondo reflexões e criações a partir do corpo como território de experiência, da matéria como linguagem simbólica e da memória como elo entre o individual e o coletivo. A proposta reforça a dimensão política da arte como ferramenta de pertencimento, resistência e transformação social.

Como etapa final do projeto, será realizada a exposição coletiva “Corpo-matéria-memória”, reunindo as obras produzidas ao longo do ciclo formativo. A mostra contará com curadoria compartilhada, envolvendo diretamente as e os participantes na concepção e montagem do espaço expositivo, e será instalada na Biblioteca Veredas da Leitura do IFG Câmpus Jataí. O lançamento incluirá atividades abertas à comunidade, como roda de conversa e apresentação dos processos criativos.

Ao sediar a exposição, o IFG Câmpus Jataí reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, da extensão e do diálogo com a comunidade, fortalecendo parcerias com coletivos e espaços culturais locais e reconhecendo a arte como dimensão fundamental da formação humana e cidadã.

Por Victor Santana Costa
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Pn7

Share this content:

Víctor Santana Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.