Com uma coleção de mais de 6 mil discos de vinil, Marquinho Carvalho mostra sua paixão pela música recebendo convidados especiais e revelando curiosidades sobre o suporte...

O historiador e professor jataiense Marquinho Carvalho estreou no último dia 1º de maio o seu programa no canal online TV GGN, criado pelo jornalista Luís Nassif. Marquinho Carvalho é um apaixonado por música brasileira, coleciona discos de vinil, também conhecidos como LPs, desde os anos 1980 e atualmente tem mais de 6 mil exemplares.

Os discos de vinil surgiram no cenário fonográfico no ano de 1948 e se tornaram o principal meio de armazenamento de áudio entre os anos 1960 e 1980 e foi apenas com a invenção dos meios de armazenamento digital, como os CDs, em meados dos anos 80 que iniciou-se o declínio dos LPs como principal formato de comercialização de música gravada.

Como apaixonado por esse formato de gravação e pela música brasileira, Marquinho Carvalho concebeu o programa Almanaque do Vinil, exibido todos os sábados no canal online TV GGN no YouTube. “Almanaque do Vinil, inspirado no álbum de mesmo nome, de 1981, de Chico Buarque, foi pensado para indicar que o objetivo do programa é trazer, numa grande roda de  conversas virtuais, uma miscelânea de informações, curiosidades e histórias, nem sempre conhecidas, que  se escondem atrás dos discos de vinil”, destaca o professor.

Segundo Marquinho Carvalho, o  programa pretende ampliar e dar visibilidade  à esse universo da música em suporte de vinil, reunindo não só colecionadores, mas amantes da música brasileira, artistas, produtores, radialistas e comerciantes de discos, em entrevistas semanais, veiculadas aos sábados, às 15h, pelo canal TV GGN no YouTube. No programa de estreia, Marquinho entrevistou o jornalista, escritor, compositor e criador da TV GGN, Luis Nassif, que contou um pouco de suas histórias com os discos de vinil.

A proposta do programa envolve a rememoração e divulgação de boas histórias que envolvem a produção, comercialização e difusão dos LPs ao longo de sua história no Brasil, assim como das canções e artistas (músicos, artistas plásticos, fotógrafos, maestros, entre tantos outros) que esse suporte permitiu e permite estar registrados na história da música brasileira e na memória dos apreciadores da arte.

Por Estael Lima
Foto capa: Almanaque do Vinil
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE