Nutri cita semente que favorece a saúde da mulher e protege o coração
Em supermercados ou estabelecimentos de produtos naturais, há prateleiras com diversas opções de sementes. Ao observar a variedade de opções, é fácil ficar confuso. Fica o questionamento: qual é a melhor para a saúde? Se precisar escolher apenas uma, em especial as mulheres, a nutricionista Julia Leite, comenta que um “grão” se destaca entre todos por dispor de “um alto valor nutricional”.
Especialista em saúde da mulher com mais de 40 anos, climatério e menopausa, Julia enfatiza que a linhaça se sobressai. “A semente é rica em ômega 3 vegetal, fibras e compostos que podem ajudar a equilibrar naturalmente os hormônios“, reforça. A expert emenda que o alimento também contribui para o bom funcionamento do intestino e do coração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sementes em geral
A nutricionista detalha que as sementes são fontes de gorduras boas, fibras, minerais e antioxidantes. “Quando consumidas com frequência, reduzem inflamações, aumentam a saciedade e melhoram o intestino”, avalia. Com relação às mulheres, outro benefício decorrente da ingestão desses alimentos tende a ser o auxílio no equilíbrio hormonal. Ela aconselha adicionar ao plano alimentar por ser um “hábito simples e acessível.”
Quanto aos nutrientes mais presentes nas sementes, Julia lista as gorduras benéficas, como o ômega 3; fibras, que ajudam no intestino e na saciedade; e vitaminas e minerais, a exemplo do magnésio, zinco, selênio e vitamina E. “Tudo isso favorece para mais energia, menos inchaço, melhor imunidade e até o bem-estar emocional”, pondera.
Dica da nutricionista para as mulheres
Segundo a especialista, existe uma “técnica natural” chamada o ciclo das sementes. Na avaliação da expert, esse método tende a ajudar a equilibrar os hormônios, reduzir sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e aliviar desconfortos do climatério e menopausa.
Abaixo, Julia Leite explica como funciona o método:
1. Primeira fase do ciclo menstrual (ou da lua nova até a cheia)
- Consuma uma colher de sopa de linhaça mais a mesma quantidade de sementes de abóbora.
2. Segunda fase (ou da lua cheia até a nova)
- Coma uma colher de sopa de sementes de girassol e a mesma porção de gergelim.
A nutricionista esclarece que essa combinação de sementes deve ser consumida diariamente, tanto moída ou triturada, em frutas, iogurtes, sucos ou por cima da comida. “Um cuidado simples com grande impacto na saúde da mulher”, defende.
Por Marina Ferreira, Claudia Meireles
Foto: Getty Images
Jornalismo Portal Pn7
Share this content: