Goiás cresceu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública de 2021 para 2022, mas teve queda no recorte da Infraestrutura. De modo geral, a unidade federativa subiu de décimo para nono lugar no resultado divulgado na terça-feira (13).
Os destaques no Estado foram Solidez Fiscal, no qual subiu 11 posições e ficou na 11ª colocação, e em Sustentabilidade Ambiental, com escalada de 4 degraus, chegando a 5ª posição do ranking na modalidade.
Em Infraestrutura, por sua vez, Goiás ocupa a 20ª colocação. O Estado caiu duas colocações neste eixo. De forma discriminada, nesta modalidade, o Estado caiu uma posição em “acessibilidade do serviço de telecomunicações” (8ª no País em 2022), três em “qualidade do serviço de telecomunicações” (15ª), seis em “custo de combustíveis” (15ª) e se manteve na 25ª posição em “saneamento básico”. Também se manteve em 15º lugar em “disponibilidade de voos diretos”, 16º em “acesso à energia elétrica” e 21º em “custo da energia elétrica”.
Ainda no eixo Infraestrutura, caiu uma posição em “qualidade da energia elétrica” (21ª posição no País) e duas posições em “backhaul de fibra óptica” (21ª). A maior queda foi em “qualidade das rodovias”, oito posições, chegando ao 15º lugar.
Por eixos, Goiás ainda ficou 23º lugar em Capital Humano no País, 17º em Inovação, 13º em Eficiência da Máquina Pública e 11º em Solidez Fiscal. Os destaques positivos são: Segurança Pública (9º), Sustentabilidade Social (9º), Potencial de Mercado (8º), Educação (7º) e Sustentabilidade Ambiental (5º).
Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Jornalismo Portal Panorama
panorama.not.br