Por Nalanda Gabrielle, do Portal Pn7
Nesta terça-feira (10), imagens de satélite revelam que, durante a manhã, os ventos deslocaram a fumaça das queimadas para o leste, resultando em uma breve melhoria na qualidade do ar em Jataí. No entanto, na tarde de hoje, a situação pode se complicar, com a fumaça e a fuligem retornando à cidade devido à mudança na direção dos ventos.
Phablo Araujo, físico do Laboratório de Astronomia e Física Espacial da UFJ e colaborador do Portal Panorama, comentou: “Mais cedo, eu queria dar uma boa notícia de que o fogo estava diminuindo, mas parece que agora está aumentando novamente. Está um pouco mais limpo porque o vento levou a fumaça mais para o leste. Mas, na última imagem, dá para ver que o vento está voltando para o sul com a fumaça.”
Apesar da melhoria temporária na qualidade do ar, é crucial que a população permaneça atenta, pois as imagens indicam que a fumaça e a fuligem podem retornar a qualquer momento. As autoridades seguem monitorando a situação e orientam a população a evitar atividades ao ar livre e a acompanhar as atualizações sobre o desenvolvimento dos incêndios.