Agrodefesa emite Alerta para o Prazo Final da Declaração de Rebanho
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) emite um alerta de último momento aos produtores rurais. Consequentemente, o prazo final para a 2ª Etapa da Declaração de Rebanho de 2025 se encerra em 31 de dezembro. Dessa forma, quem ainda não regularizou a situação deve acessar o sistema com máxima urgência.
Por Que Esta Declaração é Tão Importante?
Primeiramente, esta declaração fornece os dados essenciais para o planejamento estratégico da defesa sanitária animal. Portanto, informações precisas sobre o rebanho permitem ações direcionadas e eficazes. “Esses números são a base para protegermos a saúde dos animais e, consequentemente, a economia do nosso agro”, afirma o presidente da Agência, José Ricardo Caixeta Ramos.
O Que Declarar e Como Fazer?
Basicamente, os pecuaristas devem informar a movimentação do rebanho ocorrida desde maio. Especificamente, é necessário registrar nascimentos, mortes e a quantidade total de animais por espécie. O procedimento é obrigatório para todas as propriedades dos 246 municípios goianos.
Para um processo sem contratempos, siga este passo a passo:
-
Acesse o Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago).
-
Atualize os dados de cada espécie, como bovinos, búfalos, aves e abelhas.
-
Informe o mês de nascimento para todos os bovinos e bubalinos nascidos após maio – uma informação vital para programas de controle de doenças.
-
Finalize e envie a declaração.
Share this content:

